quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Guia da Segunda Divisão Paulista 2013 – União Suzano




Pois muito bem, comecemos com isso o quanto antes. Estamos atrasados, é verdade, mas antes tarde do que nunca. O já tradicional Guia da Segunda Divisão Paulista já está sendo produzido, e esse ano, pretendemos falar de todas as agremiações que irão participar desse certame, que é o maior de todo o Brasil. Clubes centenários ou com menos de 20 anos, emergentes e decadentes, do litoral ou do extremo oeste, a Segunda Divisão é a competição mais abrangente do estado. Para começar, abordemos um tradicional, representando a grande Suzano, o União Suzano.





Nome; União Suzano Atlético Clube

Fundação; 25/01/1969

Estádio; Francisco Marques Figueira, o popular Suzanão (capacidade para 3,445 viv’almas)

Cidade; Suzano (262,568 moradores)


Em 2012, o União Suzano foi eliminado ainda na primeira fase, com uma campanha nem um pouco memorável, com direito à não poucas goleadas. Tentou-se melhorar o desempenho, à maneira brasileira, é claro; trocando os técnicos. O USAC começou com Edinho Poá e terminou com Carlos Gutemberg, mas não adiantou, e terminou na lanterna, com apenas 6 pontos conquistados em 10 jogos, marcando 7 gols e levando incríveis 26.  Com essa campanha, era pouco provável que a base de 2012 fosse mantida para a edição seguinte. Em relação às categorias, o desempenho no sub-20 da Segunda Divisão foi pouco melhor que o visto nos profissionais, o que não quer dizer necessariamente que tenha sido animador, pois a equipe foi eliminada ainda na 1ª fase, em penúltimo, com apenas 7 pontos conquistados em 10 partidas. As campanhas aquém do esperado permitiram (ou melhor, obrigaram) que a equipe começasse a se preparar bem cedo para o 2013.

Definitivamente, as coisas não foram lá muito boas em 2012, mas com a chegada do ano novo, as esperanças se renovam, e podemos dizer que essas esperanças possuíam algum fundamento. Para a Série B desse ano, o time do Alto Tietê fechou uma parceria com a IGG, empresa paulista de gerenciamento esportivo, e com a Vigor Brazil, ambas com um contrato de 5 anos, o que até o momento, o coloca como único clube da região com uma parceria firmada, e a parceria veio bem a calhar, já que a nova administração municipal afirmou que não apoiaria o futebol profissional, fosse o União Suzano, fosse o ECUS. O máximo que a Secretária de Esportes prometeu são as reformas no Suzanão, para que o estádio municipal esteja apto para receber jogos oficiais, o que não aconteceu em 2012, e acabou prejudicando o clube na competição, impedindo o clube de arrecadar verba com bilheteria ou publicidade (as placas que ficam nas laterais), além é claro do apoio da torcida.

As coisas mudaram de tal maneira que o União Suzano passou a ser visto como um dos times que poderiam alcançar o acesso, e muito dessa mudança veio com a turnê de pré-temporada do clube. Na Segunda Divisão, não são todos os clubes que fazem uma pré-temporada, mas uma excursão no estrangeiro definitivamente não é algo muito usual nessas paragens. Pois bem, no final de 2012, a equipe de Suzano foi para a Bolívia, mais especificamente para Santa Cruz de La Sierra. Lá, os paulistas jogaram com algumas das principais equipes do país, Blooming e Oriente Petrolero, e obteve bons resultados. O USAC terminou o tour boliviano de maneira invicta, e o resultado mais “negativo” foi um empate em 1 x 1 com o time principal do Oriente Petrolero. A equipe dirigida por Rodrigo Santana não pôde jogar com o time principal do Blooming, que à época brigava pelo time principal, mas vitórias por 3 x 1 e 5 x 2 não podem ser descartadas. No final das contas, foram 6 vitórias e 1 empate.

O destaque na excursão foi o atacante Clodoaldo, que teve passagens por Cricíuma e Corinthians, que marcou 6 gols em 7 partidas. Contudo, o atleta não ficará em Suzano, pois recebeu uma proposta do Cruzeiro de Porto Alegre, e disputará o Gaúcho da 1ª Divisão. Então, pelo menos até o momento, o volante Amarelo e o meia Emerson Paulista, destaques na excursão, terão de segurar o rojão.

Até aí, as coisas pareciam que iam bem, que o União Suzano brigaria pelo acesso, mas eventos recentes mostraram que as coisas não serão fáceis. No começo do texto, expomos que a prefeitura prometeu adequar o estádio, contudo, não foi feita muita coisa nessa direção. Tal indefinição começou a incomodar uma das parceiras, que ameaçou abandonar o projeto, o que certamente vai complicar o lado do USAC na competição. O desfecho disso só saberemos no futuro, mas é certo que muitos esperam que ele seja o melhor possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário