quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ação Popular




Partindo da linha do FC United of Manchester, agora vemos o Club de Accionariado Popular Ciudad de Murcia, pioneiro na Espanha. O novo clube foi criado a partir do fim CF Ciudad de Murcia, que foi vendido em 2007, se mudando para Granada. Nisso, houve uma tentativa de se criar outro clube, mas em moldes já tradicionais, mas que não deu certo.

Então no final do ano passado, os próprios torcedores resolveram se mobilizar, criando um clube que eles mesmos controlassem. A partir desse ponto, se posicionaram contra o futebol negócio, tomando consciência de classe, criticando duramente a elitização do futebol, que faz com que os ingressos fiquem cada vez mais caros, os jogos em horários cada vez mais absurdos, para atenderem os interesses das grandes corporações televisivas, as sociedades anônimas de empresários, que controlam os clubes de forma pouco transparente, isolando os torcedores dos assuntos administrativos. Em suma, a mercantilização do futebol, para atender os interesses do grande capital.


Em todos os assuntos do clube, todos os torcedores acionistas votam,e cada um pode ter apenas 1 ação. E para se tornar acionista do clube, basta contribuir com 100 euros por ano. Mas caso algum torcedor não queira se tornar um acionista, isso não tira dele tem o direito de participar das reuniões (mas sem o direito de voto) e de pedir prestações das contas do clube, além de outras coisas. É uma organização sem fins lucrativos, e toda a verba é destinada para a melhoria do clube, e caso a participação do clube numa divisão superior ponha em risco a viabilidade do projeto, o clube não correrá esse risco. Fazendo uma parelelo meio desconexo, é o que ocorre com clubes brasileiros que não querem participar da Série D. Vale lembrar que a estréia do Ciudad de Murcia em competições profissionais se dará nesse ano. Essa semana mesmo ocorreram peneiras no clube, que foram um sucesso, diga-se de passagem, contando com cerca de 70 atletas.


O maior objetivo do clube é provar que esse modelo é sustentável, não se deixando mercantilizar, e abrir caminho para que muitos outros clubes adotem esse modelo, e desejamos boa sorte para eles, e além disso, estamos esperando, e trabalhando, para que isso possa ocorrer aqui no Brasil

Sites de referência;

www.capciudaddemurcia.com/site/

cityboyshintxas.blogspot.com

http://www.facebook.com/pages/Club-de-Accionariado-Popular-Ciudad-de-Murcia/171817782843911?sk=wall

Nenhum comentário:

Postar um comentário